← Início » Nativas » Árvores e Palmeiras
O Jatobá (Hymenaea sp.) é uma árvore da família Fabaceae.
Árvore. Altura de 15 a 20 metros, dependendo da espécie pode chegar a 40 metros, com tronco até 1 metro de diâmetro. Flores brancas e frutos em forma de vagem.
No Brasil, a mais alta é o jatobá-amazônico (H. courbaril) que ocorre em toda a região amazônica e no Nordeste. Há outra espécie amazônica (H. parvifolia), de distribuição restrita ao baixo Amazonas. O menor jatobá é o do Cerrado (H. stigonocarpa). Já o jatobá-do-mato (H. stilbocarpa) ocorre em todo Brasil Central, São Paulo e Mato Grosso do Sul. E existem ainda mais duas espécies na Mata Atlântica: H. altissima, que ocorre no Rio de Janeiro e São Paulo, e H. rubriflora, na Bahia e Espírito Santo.
O fruto serve de alimento para homens e animais, é quatro vezes mais rico em potássio do que a banana e o seu teor energético é equivalente. Do jatobá também se tira madeira para a construção pesada, esteios, vigas, assoalhos, carrocerias e móveis. A casca fornece resina para a fabricação de vernizes.
Na medicina popular, aproveita-se a seiva contra tosse e bronquite; o chá da casca serve para combater problemas estomacais e para tratamento de pé-de-atleta e fungos dos pés; a resina é indicada para problemas do trato-respiratório superior e cardiopulmonares. Como se não bastasse, o jatobá também pode ser utilizado na recomposição de matas degradadas.
Floresce de setembro a outubro já os frutos amadurecem em Junho.
Não disponível no momento.
Sanhaços, sabiás, periquitos entre outros…
Natural da América Central, América do Sul, Índias Ocidentais e Leste da África. No Brasil, região amazônica, cerrado e mata atlântica dependendo da espécie.